Quem somos

A Refugees Welcome Portugal faz parte de um movimento internacional que nasceu com o objetivo de contribuir para a criação de uma cultura de boas-vindas, através de uma maior proximidade entre as comunidades de acolhimento e a população migrante e refugiada.

Em Portugal, a organização foi criada em 2016 e desde então que o nosso foco é apoiar pessoas migrantes e refugiadas na sua integração, procurando mitigar, no que nos for possível, as dificuldades e desafios de adaptação.

Missão

Lutar por um mundo livre de discriminação e preconceito.

Acreditamos na importância de uma sociedade acolhedora, informada, empoderada e ativa na luta pela igualdade.

Valores

Defendemos que todas as pessoas devem ser tratadas com dignidade e respeito, e as situações dos mais vulneráveis devem merecer especial atenção.

Repudiamos todo o tipo de discriminação, seja racial, nacional, cultural, religiosa, social, de género, ou outro. E acreditamos na construção de uma sociedade aberta, informada, livre de preconceitos e acolhedora, principalmente dos que, sofrendo perseguição, vindo de zonas de conflito ou simplesmente não tendo condições para prosseguir uma vida digna, se vêem forçados a abandonar os seus lares e a procurar asilo junto de nós.

A nossa visão deste mundo mais humano vai muito além das fronteiras que conhecemos. A nossa ação vai para lá da nossa comunidade, da nossa cidade e até do nosso país. Não acreditamos ser possível ficar indiferentes à situação das pessoas refugiadas em outros países, pelo que mantemos uma presença constante a nível internacional no apoio humanitário a migrantes e refugiados nos países de trânsito.

Acreditamos ainda que é a nossa missão partilhar com a comunidade local e internacional o contexto humanitário que testemunhamos pela Europa fora, sensibilizando a população para o seu potencial de resposta às situações de crise e o surgimento de políticas desumanas e que desrespeitam os direitos humanos de migrantes e refugiados, bem como de outras populações vulneráveis.

A Refugees Welcome Portugal é, por isso, constituída por pessoas que diariamente lutam pela construção deste mundo melhor.