Dia Mundial da Conscientização sobre o Albinismo

No dia 13 de junho, celebra-se o Dia Internacional da Conscientização do Albinismo, data criada por Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano de 2014, com o objetivo de aumentar a compreensão sobre o albinismo, além de combater a discriminação e o estigma. Baseado no tema do ano passado “Unidos para fazer valer a nossa voz”, o tema deste ano é “Inclusão é Força” e enfatiza a importância de incluir as pessoas com albinismo em todos os setores, garantindo que possam participar ativamente das decisões que as afetam.

O albinismo é uma condição genética rara, não contagiosa e geneticamente herdada, que se caracteriza pela falta de melanina no cabelo, na pele e nos olhos. Devido à falta de pigmentação, pessoas albinas costumam ter problemas de visão e são mais suscetíveis a desenvolver cancro de pele.

Ainda, as pessoas com albinismo enfrentam discriminação, estigma e exclusão social, e em muitos países do continente africano são vítimas de ataques físicos. Na África subsaariana, onde essa condição genética é mais prevalente, foram registrados, na última década, centenas de ataques e assassinatos.

A existência de mitos e superstições existentes em várias comunidades agrava a discriminação e o risco à segurança de pessoas albinas. Por exemplo, a disseminação do perigoso mito de que partes do corpo de albinos trazem riqueza faz com que, em muitos países, essas pessoas vivam com medo constante de serem sequestradas e terem partes de seu corpo amputadas. Mulheres e crianças são especialmente afetadas, por serem vítimas de diferentes formas de discriminação, que podem resultar em abandono, rejeição e deslocamento da comunidade.

O fato de a marginalização e o estigma estarem fortemente associados à existência de mitos e superstições demonstra a importância de se ter uma data para promover a conscientização sobre o albinismo e aumentar a sensibilização da população em geral sobre essa condição. Dessa maneira, é possível combater o preconceito e o estigma, contribuindo para que as pessoas com albinismo tenham seus direitos humanos garantidos.

Artigo escrito pela nossa voluntária Joana Gastal.

 

Fontes

África Austral: Porque defendemos um plano regional para acabar com a morte de albinos. (2019, August 16). Amnistia Internacional 

Dia Internacional da Conscientização sobre Albinismo exalta conquistas. (2021, June 13). ONU News

Dia Mundial da Consciencialização do Albinismo. (2023). Eurocid 

Human Rights Council. (2019). Women and children impacted by albinism – Report of the Independent Expert on the enjoyment of human rights by persons with albinism

International Albinism Awareness Day. (2023). United Nations 

ONU: vozes das pessoas com albinismo são essenciais para garantir igualdade. (2022, June 13). ONU News

United Nations General Assembly. (2015). International Albinism Awareness Day: resolution adopted by the General Assembly – A/RES/69/170

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *